História de Visconde de Mauá
10:00:00
Você já conhece Visconde de Mauá? Que tal saber um pouco mais dessa cidade que se tornou um dos destinos turísticos mais procurados do Rio de Janeiro? O distrito do município de Resende no Rio de Janeiro têm 3 vilas famosas: Vilas de Mauá, Maringá e Maromba. Ali também estão situados diversos vales como o Vale das Cruzes, Alcantilado, Pavão e Grama.
O distrito de Visconde de Mauá possui cerca de seis mil habitantes e a principal atividade econômica é o turismo, estima-se que haja cerca de 100 empresas de hospedagem, além de dezenas de restaurantes. A região pertence a uma área de preservação ambiental, da Serra da Mantiqueira. São 1200 metros de altitude, com vista para outras cidades localizadas mais abaixo, além de muita área verde e beleza natural.
Os visitantes são atraídos pelas cachoeiras, vales e por toda sua fauna e flora, mas tudo começou em 1870, quando o barão Irineu Evangelista de Sousa recebeu as terras que hoje são chamadas de Visconde de Mauá, como concessão do governo imperial para a exploração de madeira para fabricação de carvão vegetal. O nome do local veio a partir do momento que Irineu foi nomeado de visconde, como homenagem ao dono da região.
O filho do visconde, ainda no império, decidiu em 1889 a instalar nas terras um núcleo colonial, onde viveriam famílias de imigrantes europeus, mas a tentativa fracassou e a maior parte das pessoas retornou a seus países de origem. Em 1908, o governo federal comprou as terras de Henrique para criar o Núcleo Colonial Visconde de Mauá, a segunda tentativa de receber colonos europeus.
Este núcleo acabou sendo extinto em 1916. Na época, algumas famílias alemãs continuaram em Visconde de Mauá e, em 1930, passaram a receber parentes e amigos vindos da Europa, o começo da atividade turística na região. Nos anos 60, o Hotel Casa Alpina e o Hotel Bühler eram os pioneiros no serviço de hospedagem.
Os hippies descobriram a região em 1970, e a Maromba a partir de 1980, passou a se tornar um dos destinos de montanha preferidos de turistas da região sudeste. Uma curiosidade a ser contada, é que Irineu Evangelista de Sousa jamais conheceu a área que hoje leva seu nome e a maioria dos turistas que vão até lá, não imaginam nem metade dessa história. Para quem gostou da região acesse a página de Visconde de Mauá no Roteiro de Turismo e veja mais dicas de restaurantes e pousadas.
0 comentários